quinta-feira, 9 de junho de 2011

Entrevista com Cascão - T$G - 2006


Dijalma Oliveira Rios, 32 anos, vulgo Cascão, profissão raper, grupo Trilha Sonora do Gueto, escolaridade superior, curso de Direito Advocacia, cursando na Universidade de Santo Amaro (UNISA), morador de algum lugar, bairro do coração Capão Redondo, crença cristão.
O propósito e a fé fazem de Cascão um verdadeiro guerreiro, que sabe muito bem aonde quer chegar, e que segue os percursos dos rios que em sua vida passa.
Depois de sete anos preso pelo sistema, ele mostra que aprendeu, muito mais do que vários malucos que estavam fora das muralhas.
Numa entrevista cedida na lanchonete da (UNISA) onde estuda, em meio autógrafos e apertos de mãos, por volta das 21 horas ele falou do seu novo CD e também do DVD que o custou 25 mil para gravar e que logo-logo estará nas paradas, mas não falou em datas. Falou também porque que não é hora de lançar seu livro.
Disse que não gosta de sucesso, não acredita nele, nem em prêmios como o VMB (Vídeo Música Brasil) que acontece na MTV.
Mandou um recado para a molecada se liga, que as informações estão ai, mas vai depender de cada um o que querem para suas vidas.
Numa resposta curta e grossa, falou de projetos sociais na periferia e de quem os fazem. Tem que tocar no coração. “E no eu não foi”.
Quando falou de ser apadrinhado pelo grupo de rapers Racionais Mc’s, não concordou, mas falou o porque.
Depois da entrevista foi embora no seu Audi A3, ouvindo algumas faixas do novo CD, que esta cheio de novidades.
Você já ouviu ele falando do Datena ancora do “Brasil Urgente” na TV Bandeirantes na sua música 3º opção? Já! E ele não foi muito amigável, quando disse: “quando esse sem futuro do Datena me filma”. E agora vai poder conferir novamente em uma das faixas, que vai dar o que falar. Quem viver verá.
Tanta sinceridade só podia dar em uma coisa, numa entrevista cheia de emoção e “tiro” para todo lado. Confira!

Para quando esta previsto o próximo CD do Trilha Sonora do Gueto?
Cascão T$G: O próximo CD não tem previsão, porque se tá ligado como é, é só quando ele tiver pronto que dá para falar. Mas já posso adiantar que vai sair um Cd ao vivo do trilha antes.

E as músicas já estão todas prontas?
Cascão T$G: Todas músicas já estão feitas, prontas, mas não tem previsão de lançamento. E o nome de uma das músicas que já estamos divulgando é Fusão Leste Sul, que canta eu Carate e meu filho o Zequinha.

Fala um pouco do livro que você esta querendo lançar é uma autobiografia?
Cascão T$G: É uma autobiografia e na verdade meu livro esta guardado e não tenho perspectiva nenhuma para o livro porque no ramo de livro eu ainda não estou preparado para ser roubado pelas editoras, né!?

Como você se vê sendo um exemplo para a molecada na periferia por esta na universidade?
Cascão T$G: Eu Acho que a faculdade é o caminho para o favelado o único caminho que o favelado tem para mudar alguma coisa, o que faz mudar é a informação e a informação esta na faculdade.

Qual é a sensação que você esta tendo com esse novo mundo de dar autógrafos?
Cascão T$G: É uma coisa normal. Assim eu tento passar para as pessoas, que sou um cara normal, como outra qualquer, porém, o fato de dar autografo significa que as pessoas me reconhece como pessoa, reconhece meu trabalho, ou seja, o autografo nada mais é que a pessoa mostrando que valida meu trabalho como bom, e por eu trabalhar bem ela quer que eu autografe como gratificação.

Há bastante pessoas pedindo autógrafos?
Cascão T$G: Mais crianças.

Tem como subir para a cabeça?
Cascão T$G: Depende de cada um, para mim nada sobe para cabeça, se não subiu o dinheiro que atravessa o caminho do homem, não vai ser autografo. Jamais.

Como você vê alguns grupos de Rap indo em emissoras de grande repercussão e de opinião no país?
Cascão T$G: Cada um cada um, a conta de luz deles chega no endereço deles, não cabe a mim, cada um cada um, eles fazem o que eles quiserem das suas vidas. Eu faço da minha o que eu achar melhor.

Nome de batismo e idade?
Cascão T$G: Dijalma Oliveira Rios, 32 anos.

Fala um pouco dos sete anos na detenção?
Cascão T$G: Passei no Hipódromo, Sorocaba, Bauru, CDP Novo, Bernardes, São José do Rio Preto, passei em várias cadeias e aprendi bastante, eu acho que o essencial não é o lugar que você esta, tem cara que esta no Shopping Center e não aprende nada, então a cadeia não quer dizer nada, o importante é você aprender e eu aprendi.

Por você esta fazendo hoje um curso de direito e fazendo sucesso no Rap, você vai trazer algum beneficio para ajudar à molecada e os jovens que estão se drogando e se viciando em álcool cada vez mais?
Cascão T$G: É…, vamos só reiterar uma coisa, fazendo direito eu estou, fazendo sucesso eu não estou, porque eu não faço sucesso eu sou reconhecido pelo meu povo, sucesso eu não faço eu não acredito em sucesso. Agora eu acho assim, a molecada nova tem que prestar atenção, porém, se ta ligado que tem o livre arbítrio, uma vez que tem o livre arbítrio, nós que somos referência, somos apenas referência, porém o que ele vai querer para ele, é particular dele, ele vai ter que decidi com as pernas dele. Eu apenas dou a informação e mostro o caminho, Eu mostro o que fui e o que eu encontrei lá (na cadeia) que foi ficar sete anos preso, mas infelizmente a molecada vão ter que se auto analisar e decidir o que eles querem para eles, porque eu só posso decidir o que eu quero para mim. Nem para o meu filho eu consigo decidir o que eu quero.

Cascão, morador de onde e bairro do coração?
Cascão T$G: Bairro do coração Capão Redondo. Morador de onde eu não falo, porque eu não confio em ninguém. Como eu não confio em ninguém eu não falo onde eu moro, eu sei que eu moro em algum lugar. Eu levo essa, eu falo que moro em algum lugar que é meu comprado. Mas revelar onde eu moro eu não revelo, porque eu não confio em polícia, então meu coração é capão, quer me encontrar vem no capão. Agora a hora que eu vou dormir só interessa para mim.

Você tem medo da polícia, você deve alguma coisa para justiça ou para polícia?
Cascão T$G: Não devo nem para a polícia e nem para a justiça, como polícia é um órgão que trabalha movido a dinheiro e eu não tenho dinheiro então corro o risco de ser preso forjado (cilada) porque eu sou folgado.

A música terceira opção é desfecho nu e cru para você ir para prisão?
Cascão T$G: É a realidade nua e crua, a letra descreve o meu assalto, se você pegar aquela música (3º opção) e ler o meu processo e a mesma coisa.

Quais os projetos sociais que você desenvolve na periferia?
Cascão T$G: Sinceridade eu não estou desenvolvendo nenhum, tirando o Projeto Jão que é minhas palestras pessoais.
Eu não trabalho com projeto para a periferia, porque eu não sou governo e essa obrigação é do governo. Eu faço música eu sou músico, levo uma mensagem para a molecada, quem tem que fazer projeto social é a prefeitura, eles que recebem nosso dinheiro de impostos.

Como você analisa os indicados do Rap no VMB na MTV?
Cascão T$G: Eu nem soube quem foi indicado, porque eu não vejo televisão, na televisão eu só assisto jornal, eu nem sei quem esta indicado, porque para mim não interessa VMB. Quando eu fui indicado eu nem acompanhei, só sabia que eu estava indicado porque chegou o convite em casa e eu compareci no dia. Mas como eu sou um cara que não acredito em prêmio eu nem percebo quem esta indicado e quem não tá.

É uma pretensão ser indicado no VMB novamente?
Cascão T$G: Não. É como eu falei para você eu sou músico e sou músico de coração, não faço música com pretensão, a música por si só toma vida própria, a música é igual palavra, quando você fala ela, ela não volta mais, pode tentar esticar o braço e alcançar que você não alcança, ela entra na velocidade do ar e você não alcança. Então, eu só faço música o resultado que minha música dá, não cabe a mim mais, eu não tenho mais poder sobre ela.

Como você vê alguns artistas da periferia com projetos sociais já que você acha que esse é um problema do governo?
Cascão T$G: Isso é uma questão pessoal, eu não sou ninguém para falar o que eu acho porque esta no coração do cara, se ele tem um projeto social é porque ele sentiu isso no coração, eu como nunca senti e nem tenho vontade eu não tenho projeto social, até mesmo porque eu não tenho dinheiro para estabelecer o que meu coração senti vontade.

E parcerias não rola?
Cascão T$G: Eu não confio em ninguém.

E os padrinhos que te lançaram no mundo do Rap?
Cascão T$G: Não… eu não tenho padrinho que me lançou, o Racionais não me lançou, o Racionais me deu o espaço no palco deles, para mim fazer o meu trabalho, eu já trabalhava, o Rap era o meu trabalho, eles só me deram o espaço, porque no mundo moderno todas as coisa funcionam por influência ou por dinheiro e no Rap não é diferente, então eu usei a influência dos Racionais, não que ele apadrinhou, ele não apadrinhou, as minha letras são formadas por mim e pelo o Karate, eu sou responsável pelos meus passos e pelas minhas coisas, então ele não me apadrinhou ele apenas me deu espaço, o espaço era dele, então ele falava: vou abrir dez minutos para você e você manda sua mensagem.

Você até pode achar que ele não te apadrinhou, mas a voz dele indicando você como ele indicou o Ferréz no livro “Capão Pecado” não é um trampolim para você aparecer no mundo do Rap?
Cascão T$G: Não é bem um trampolim, porque ele indicando ou ele abrindo espaço ou não já era o meu propósito e o meu propósito ninguém impede, o meu propósito é de coração e o meu coração derruba barreiras. “A fé de Jó derruba até montanha”. E o Cascão tem a fé de Jó.

Fala do DVD e o nome e se tem uma data para lançar?
Cascão T$G: O DVD Só não tem data para ser lançado porque depende de uma produtora que trabalha todo dia, só que já tem uma determinação, já vai ser lançado porque já esta trabalhando, as músicas já estão editadas e em breve ele vai sair. E o nome do DVD é “Comigo quem quiser, Contra mim quem puder”.

Quantas cópias foram vendidas do CD “us fracu não tem veis”?
Cascão T$G: Esse é primeiro CD do Trilha e a gente alcançou a vendagem de vinte mil cópias originais que a gravadora pagou.

Um Cd com preço de vinte reais para um público pobre, não é caro?
Cascão T$G: Eu acho que é caro, porém, CD tem a matéria prima e a matéria prima também é caro, e infelizmente quem gosta de coisa boa, tem que pagar um preço razoável, equivalente ao material, né?

Mas são tipos de pessoas que não tem esse dinheiro e vinte reais ele pode fazer muita coisa, e tem uma pesquisa que mostra que um Cd sai por oitenta centavos. Vinte reais não é muito caro?
Cascão T$G: Mas… É oitenta centavos um Cd virgem, ai você coloca mão de obra para gravar, fazer capa, existe vários itens e por outro lado o CD não acaba sendo caro, porque Cd é uma coisa que você acaba guardando por vinte anos, então você compra uma coisa que dura vinte anos e paga só vinte reais, vendo por esse lado acaba sendo equivalente.

Mas vendo pelo o lado sócio-econômico do seu público, pobre, miserável as vezes?
Cascão T$G: Concordo que é caro.

POR ELIAS LUBAQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário