quinta-feira, 9 de junho de 2011

Entrevista com EDI ROCK - RACIONAIS MC'S



Portal Rap Nacional: Edi Rock, até que ano você estudou?
Edi Rock: Até o 1ºcolegial, aí eu Zé, parei pra poder cantar rap, quando se é novo agente num pensa no futuro, num pensa no amanhã, num pensa em nada a não sê no agora, é um erro.

E você pensa em voltar a estudar, fazer faculdade?
O que eu mais quero é voltar a estudar, terminar e fazer faculdade, quero cursar música. É o que gosto né??, Acho que agente tem que se aprimorar naquilo que mais gosta, e gosto de música. Ainda não sei metade do que poderia saber se tivesse estudando. Tenho noção, ta ligado??,Ouvido e tal, mas o conhecimento é fundamental, ler partitura, escrever partitura é lôco….. Tocar instrumentos ….Piano… Acho lôco…e vou fazer….o ano que vem se Deus quiser….

Você também está trabalhando na área de produção né?
Sempre gostei de música e fazer música é melhor ainda, principalmente quando ela é ouvida e reconhecida pelas pessoas…tô aprendendo ainda, mas chego lá…..Num sei se vai ser a “Batida Perfeita” mas, pelo menos gostam do que eu venho fazendo… essa é uma forma de revolução também, sabia??.Pelo menos eu vejo assim. Compartilhar daquilo que você tem o privilégio ou a oportunidade de ter. Seria egoísmo se eu guardasse o conhecimento pra mim, tipo apenas meu Rap e mais ninguém, acho que tem que ser dividido tem que ser estendido, multiplicado. De alguma forma eu tenho que devolver o que eu recebo do Rap, e essa é uma maneira de dar o retorno para o hip hop.

Como estão os seus trabalhos de produtor? Está produzindo para alguns grupos?
Tô fazendo alguma coisa,tem grupo da Norte,de Guarulhos,da Zona Sul,da Leste,da Oeste. Apocalipse Urbano de Guaianazes, já ouviu? É meio Gospel só que linguagem da rua,é a sintonia do Racionais só que sem palavrão…tem a coletânea Guarulhos na Rima, pro ano que vem também….muito bom…. Pixote.. Z.Oeste, Relatos da Invasão,da Norte,Real Zero da Z.Norte também….X da Questão, de Sorocaba. Entre outros…

Na sua caminhada como produtor, você pretende trabalhar só com o rap ou pretende mexer com outros segmentos também?
Não sei… é difícil falar sobre isso porque eu gosto da música,e pra mim o Rap tá dentro da música, negra é lógico…o Jazz é negro,o Blues é negro,o Rock tem origem negra,o Funk é negro e inclusive pai do Rap…Então se tá ligado. Por enquanto to aprendendo, e quero aprender, o resto é fazer pelo certo e já era.

Você está desenvolvendo algum projeto pessoal no momento?
Meu foco é a música, então é natural que o que eu venha a fazer tenha haver com ela. Tô sendo apoiado pelo secretário da cultura de Guarulhos “Edimilson de Souza” numa coletânea que vai se chamar “Guarulhos Na Rima”. Foi selecionado por mim e o Kljay que também está na responsa da metade do cd, envolvendo apenas grupos de lá de Guarulhos, com a intenção de não só fortalecer o movimento de lá como também vai saber??, Descobrir algum outro talento como o SNJ, por exemplo…Algumas faixas estamos fazendo outras já tão pronta,sem imposição apenas direção….Entendeu?? Tem grupo que o som já tá bom num precisa mexer,outros num tem instrumental próprio..Então agente faz….Vai sair e ser lançado em janeiro…Divulgado pela secretaria nas rádios comunitárias da Grande São Paulo…tô negociando pra sê trazida aqui pra São Paulo também,seria importante…..tô avisando de primeira mão….Quando tiver pronto eu ligo vcs…

Você pensa em fazer outro solo?
Penso mas não agora,aquele disco foi muito bom,as pessoas gostaram,falam dele até hoje,mas também achavam que o Racionais tinha acabado e tal, vichii deu mó “diz q me diz “…Então acho que tem que ser na hora certa…E também dessa vez vou fazer com mais faixas, aquele cd eu fiz um teste pra ver o que eu podia fazer sozinho, era um sonho também, eu comecei cantando só mas não gravei só tá ligado……Foi válido como experiência…Como crescimento me ajudou muito……Eu trouxe o Laker’s, SNJ, o Pulga que vacilou, mas tudo bem ,ó como foi bom!!…Pra nóis né meu.!!Na época o disco do DMN também ferveu(H.Aço),gravou até clip…Concorreu a premiação e o caramba…Vai vendo..E numa música que eu fiz!!Da hora!!Primeira música que eu fiz na MPC 2000…(pra quem não sabe é uma máquina aonde é feito as batidas do rap),que inclusive quem me ensinou o básico da MPC foi o Zé Gonzáles..Mó firmeza ele… Quero fazer de novo, mas não agora.

Como foi a sua entrada no rap? Qual foi o momento que você decidiu que iria cantar rap?
O primeiro grupo que vi cantando Rap foi na televisão,na época tinha um programa na gazeta que chamava Mr.Sam e foi ele quem lançou o Black Junior’s, achava lôco, mas era muito cedo ainda, era muito novo num tinha noção do que queria ainda.Isso deve ter sido em 81, 82 mais ou menos.Eu curtia os baile da quebrada, tinha muito baile nas casa ainda, as pessoas tiravam os móveis da sala colocava luz colorida piscando e geralmente era aparelho 3 em 1,e os DJ’s tocavam de fita. Eu conheci o KLjay num desses baile, ele tava tocando funk e eu devia ter uns 12, 13 anos…….Depois de um tempo quando agente viu já tinha montado uma equipe e fazia baile na área toda, com direito a toca-disco e caixa JBL, entro na equipe mais um camarada que tinha uns disco também e inclusive as caixa era dele. Além de fazer baile agente curtia também, ia aos baile da Chic Show, Circuit Power, Zimbabwe ,Black Mad, Kaskatas………e os cara da Chic Show trazia muita gente pra cantar no Palmeiras e foi um desses shows que percebi o que queria ser……..quando vi o Thaíde e Dj Hum,Mc Jack e Dj Ninja, e o Kool Moe Dee….logo depois eu tava começando a escrever as primeiras linhas….

Você imagina a hora de parar de cantar rap?
Ainda não, tenho muito a fazer,quero produzir, trabalhar,cantar enquanto me sinto cheio de vida .Tô com 35 anos e me sinto com 25, a hora que tiver que parar vai ser natural, por enquanto falo igual o Romário,”do jeito que tá o futebol dá pra jogar muito ainda”……….

Que sons você tem ouvido ultimamente?
Eu ouço muita coisa, principalmente antiga que são as melhores, anos 70 e 80, Maze, Chack Khan, Fat Back, Curtis Mayfield,no Rap é o de sempre Dre,50 Cent,The Game,Notorius Big,Nas,2pac,um pouco de cada .Eu ouço rap nacional também, mas ouço mais rap gringo.

Você destacaria algum grupo nacional de rap no momento?
Dexter com certeza, Função RHK….e Código Fatal…………

Como você vê a rima de improviso?
Da hora, quem tem o dom tem que explorar mesmo. Eu gostaria de fazer freestyle, mas num pratico. Num gosto quando um fica tirando o outro, falando abobrinha, diz que me diz,acho que eu o respeito é fundamental sempre,até de brincadeira.Tem que ser idéia de malandro,e tem vários caras que são bobão. O JL, o Kamau, Max B.O., o Aori, do Rio,esses cara manja …

Sobre os grupos que estão surgindo aí, grupos bons, mas que não tem oportunidades de mostrar o seu trabalho. Você pensa que a falta de dinheiro atrapalha muito?
Acho que o que atrapalha é falta de oportunidade, dinheiro também, mas sem oportunidade você não divulga seu trabalho e sem divulgação ninguém sabe que você existe, aí num tem como né…..Se não existisse os sites de Hip-Hop vc ia colocar essa entrevista aonde??? Né??? Então o dinheiro é conseqüência de um trabalho bem feito e divulgado. Precisar de dinheiro, todos nós precisamos, mas nesse caso ele não é tão fundamental assim….Conheço casos de cd’s que são feitos em casa….Conheci um cara no farol que ele vendeu 1.600 cópias de um cd demo, no farol sabia? O nome do grupo é Atrito Moral de Franco da Rocha…….os cara vai gravar clip e o caramba,tudo com a força e a coragem,quem tem coragem hoje em dia de vender seu próprio cd no farol em????? É por isso que eu num admito ninguém chorando miséria perto de mim…Uma coisa é a realidade outra coisa é ter disposição…..

Você acha que o rap do Brasil ainda vai chegar no nível de como é o rap dos Estados Unidos hoje?
O Rap nos Estados Unidos não é mais o mesmo, desandô, os cara fala muita merda,o som é foda não tem igual…..mas as letras falam muita besteira, sexo, dinheiro, maconha, Mercedes,as de amor até são legal mas são muito boba, inofensiva,apesar que eles falam o que vivem e o que eles vivem é uma realidade diferente da nossa, os cara fala em diamante com a maior naturalidade tiu’!!!, E eu não quero que o Rap Brasileiro chegue nesse nível….Hoje no Brasil o nosso nível é superior ao deles, muito mais, você imagina se o Dexter fosse Americano????.. vichhiii.

Mas pro rap melhorar o ideal é lidar com ele como uma profissão, não é? Que os artistas vivam só de rap?
Eu comecei dividindo o rap com o trabalho, estudava, parei de estudar por causa do rap, aí trabalhava, parei de trabalhar porque o rap já me dava um troco. Só que aí, várias vezes eu tive que voltar a trabalhar, várias, não foi uma só não. E trabalhar de servente de pedreiro mesmo, ta ligado, porque eu não tenho vocação pra conseguir de outra forma, entendeu??? Meu Pai me ensinou ganhar meu dinheiro honestamente. O Rap tem que chegar num nível em que todo mundo que cantasse rap ficasse legal. Tipo uma classe média, digamos, ta ligado??. Todo mundo tivesse condições de comprar a sua casa, um carro, ter condições de fazer coisas simples que a televisão mostra todos os dias e todos os dias muitos não tem condições de se quer imaginar quando vai ter esse luxo….Por exemplo,… Levar os filhos no Mc.Donald’s…..Eu conheço pessoas que não podem fazer isso…..,São poucos caras que cantam que tem o privilégio de fazer e comprar o que quer, ta ligado??. Tem cara que gravou e continua na mesma, infelizmente. E tem cara que tem o trampo bom e não acontece. Vira até frustração. E a gente num tem estrutura, familiar, mental, social, então no primeiro tropeço, buumm vários já desistem. Mas tem que continuar, encontrar soluções. Porque os problemas tão aí pra ser superado, é isso que a gente fala no rap. A gente prega soluções pra periferia, é o que eu acredito. Mensagens boas, que acabam sendo uma referência. Trabalhar, estudar e viver bem…É direito do ser humano…..

Aonde você busca inspiração pra escrever essas letras, que levantam a auto-estima da pessoa que está ouvindo?
A inspiração sou eu mesmo, eu falo das minhas próprias experiências. E igual a eu existem milhares, milhões no Brasil…E bem pior, eu sempre procuro olhar do lado pra depois reclamar do meu. Eu penso.., não, tem gente pior que eu, ta ligado. E a mensagem é pra esses.. Eu já me vi em várias situações difíceis e superei entendeu. Mas eu tive uma estrutura mínima familiar. Sou filho único, meu pai e minha mãe trabalhavam, só que os dois não tinham estudo. A rua me ensinou também, muita coisa agente aprende com a vida sozinho, mas a família é fundamental. Minha mãe me avisou, meu pai me falou…e quem não tem???!! É nesses que eu penso, em quem sofre .

Tem uma letra e uma produção sua que você destaca?
Uma letra, “Mágico de Oz”, porque ali deu tudo certo, o som, a letra, a época foi muita boa também, num tinha bandidagem fora de hora que tem hoje, as pessoas assimilaram o que eu falei, sabe, a mensagem foi compreendida e eu estava bem ali, foi uma época boa. Todas elas pra mim são igual filhos, mas a que eu tenho um carinho especial é a “Mágico de Oz”.
E produção é DMN né, “H.Aço”, também foi uma época boa e deu tudo certo, letra, a rima……. Só o Pó foi foda também….

Você se considera um cara politizado, você acompanha o que acontece na política?
Um pouco, eu não sou o entendedor, mas acompanho…..o que a gente faz é política, o que eu pratico no dia a dia é uma política. Dividir o conhecimento, o pensamento, uma batida ou uma simples idéia.Vai desde exemplo, até 10 reais no bolso, fala: “Ó tio, não tenho trezentos, mas tenho 20 qué 10??” eu acho que “isso” é política, só que em relação à política do Brasil não é igual, eles pensam apenas neles….. Ninguém esperava isso que tá acontecendo com o PT, decepção, e olha que é só a ponta do iceberg…Dizem que o pior vem o ano que vem…Inclusive coisas do Presidente Lula, é uma pena…Eu conheço alguns militantes e políticos do PT e é por isso que ainda acredito no Presidente.O senador Eduardo Suplicy, por exemplo, e outros militantes do PT que tão com agente na caminhada, os que representam, eu vejo honestidade nessas pessoas. Eu vejo que no PT tem uma parcela que é honesta só que honestidade não aparece né??. Esses dias eu li uma entrevista da Soninha, ela fala que não imaginava que a política fosse dessa forma, se você entrar e se propor a fazer e brigar por um projeto comunitário, você tem que entrar no esquema dos caras, tem que entrar no bolo podre dos caras,você tem que negociar com os pilantra por que eles são a maioria la dentro e puxam seu tapete se quiserem, você sabe que ele é pilantra mas você tem que negociar com ele, isso que é pior na política e isso o povo não sabe, porque se o povo soubesse entrava na política também.O problema não é ser do povo ou não,o problema é fazer para o povo. Vários caras estão vendo isso, conheço alguns que por causa do rap entraram na política, já tem vereador que começou no rap e viu que a cara dele era política,agente têm que falar para o povo estudar. A única forma de salvar o país é a política e a atitude das pessoas, porque a nossa parte no dia a dia a gente faz. A política ta doente faz tempo, e ela só vai ser curada com o estudo do povo,com mais pessoas do povo lá dentro, o difícil é não se corromper…!!o Lula sozinho não resolve e eu ainda acredito nele, não acho ele mentiroso, não acho ele ladrão, mas ele sozinho não governa essa é a verdade,ele não tem culpa de pessoas de confiança ter traído,isso acontece,olha o Edinho filho do Pelé por exemplo,alguém esperava????o próprio Pelé esperava???imagine a mente do Pelé como ficou aqueles dias até agora. A Soninha ta no legislativo e o Lula na presidência, ó a diferença,o bolo podre é muito maior,jogo de interesses,ambições,esquemas,lavagem,mentiras e corporativismos, são os caras que formam as leis,aprovam ou não a projetos,controlam o dinheiro que entra e que sai do país, bilhões e bilhões de dólares, ele e ela são obrigados a negociar com os que tão com a mão ou de olho nesse dinheiro……..

Aconteceu o referendo sobre o desarmamento e o “NÃO” venceu o que você acha disso?
Eu tenho arma e sou a favor do desarmamento só que o povo é muito burro, o “NÃO” ganhar é um retrocesso para a raça humana, eu penso como seria mais fácil de cobrar das autoridades, e obrigação do estado de responder às cobranças……Agora foi dizer “SIM” às armas e o próximo passo será qual???, Sim à ditadura??,Sim às bombas nucleares??,Sim à pena de morte??,Quem vai perder com isso!!!!?????Os ricos ou os pobres???Eis a questão….Pensa!!!.

Você estava na reunião da Frente Nacional de Hip-Hop com o Lula?
Eu fui porque acredito em tudo que for pra estruturar o Rap de alguma forma, e acho que o PT ta em dívida com o RAP também….Mas não fomos lá pra cobrar nada, apenas mostrar o nosso apoio e de certa forma mostrar também que estamos nos organizando e precisamos conversar mais e estreitar laços políticos…..Não sei como tá agora porque eu fui pra apoiar e não acompanhar a fita entendeu?? Mas foi válido,apesar de algumas pessoas ter falado mal….Só que eu fui falar com o Presidente Lula…Entendeu???? Fui no Palácio do Planalto.!!!… Do mesmo jeito que teria o imenso prazer de conhecer Fidel Castro,Hugo Chavez,Bill Clinton,e o melhor, representando o Hip-Hop….. Apoio as idéias que eu achar que são boas e que eu acreditar.Já era.

Você também estava presente na reunião que o Brown fez para falar sobre violência. Você acha que os grupos vão entender a mensagem? Você acha que vão maneirar ou que vai tudo entrar num ouvido e sair pelo outro?
Eu acho que vão melhorar sim, ali foi explicito, deu para entender que a gente tem mó responsa e é nosso dever né meu, pensar antes de falar, porque a gente mexe com vidas, comportamentos, pessoas, crianças, manos e minas e até pessoas de seus 40,50 anos que curtem, ouvem, entendem e acreditam no que a gente fala né, acho que a gente influencia toda uma geração, então tem que pensar antes de escrever e antes de cantar. Eu penso também penso nisso a todo o momento nas minhas letras, porque a gente na caminhada sempre da os tropeços, mas sempre querendo evoluir a cada passo que cai, a cada pensamento, cada palavra, pra ta mandando a idéia certa, as pessoas que tão vendo esta entrevista por exemplo, acho importante.

Como você vê o futuro da internet pro rap?
A Internet é meio suspeita, orkut, Zé povinhage, fuxico, fofoca,entendeu, porque ela é igual o ser humano…é movida pelo ser humano, então tem o bem e o mau dentro dela, mas é uma fonte de informação, globalização e tal, do pouco que entendo por globalização ta na Internet, todo mundo se fala sem barreiras, se você souber chinês, inglês, francês, você fala com o mundo da sala da sua casa, e tudo isso pode ser a nosso favor, ta a nosso favor, e várias pessoas que não me conhecem e queriam ao menos saber alguma coisa, vão saber através da Internet, mas como tudo tem o lado mau a Internet também tem, pedofilia, prostituição, venda de droga e tal, só que acho que temos que aproveitar esta arma e fazer uma coisa boa,Internet significa comunicação,informação,o futuro da divulgação da música tá na Internet também .

Quais os lugares que você já conheceu fora do Brasil?
A gente teve no Japão já né…foi uma experiência boa, eu gostei de ter ido…mas eu num sei se o maluco não divulgou direito, tiveram uns shows que foram meio fracos, mas teve shows bons também. Mas na verdade a gente teve lá cantando pra brasileiro, pra comunidade brasileira, então é como se tivesse no Brasil, com todo mundo cantando. Era os caras que tão trabalhando lá, e fazia tempo que não viam o Racionais, então foram no show pra ver, tem cara que ta lá há cinco, seis, sete anos, cara que num viu o último cd ser lançado. Tem cara que trabalhava de motorista de van que levava nós pros shows e ta trampando lá,foi como se tivesse no Brasil,na Liberdade,conhecer outras culturas você só pode falar depois que conhece e pra mim foi muito válido,eu falo pros cara que é um lugar que eu gostaria de voltar uma dia. A gente teve em outros lugares também…Acho que a melhor viagem foi pra Nova Iorque, porque você entra dentro do rap, você respira rap lá. Lá é rap puro, você vê o rap em tudo, nos outdoors, lojas, na calçada, nas pessoas, em tudo, clipe de rap o dia inteiro na televisão, canal de soul music, de funk music, o dia inteiro, sabe. Você respira música, é loco. Você andando lá parece que ta andando dentro dos filmes e clips de rap, a gente foi no Queens, quebrada do Nas, a gente foi no Brooklin, de onde saiu o Notorious B.I.G., a gente foi no Bronx, fomos no Harlem. Foi mais um rolê né, do que show, pelos show num foi tão bom, as casas estavam meio vazias, mas pela experiência do rolê, pelo conhecimento foi loco,sem contar que tá cheio de brasileiro lá também.

Falando de Racionais, você consegue explicar como o grupo, que é um dos mais antigos na cena nacional, consegue seguir com a mesma formação que começou, fazendo sucesso e conquistando cada vez mais fãs, enquanto que vários outros grupos que apareceram depois do Racionais e fizeram sucesso, já se desfiguraram, tiveram troca de integrantes e até mesmo acabaram? Qual a essência para vocês continuarem sempre unidos, sempre firme?
Respeito um pelo outro, é fundamental em qualquer convivência……….

Você acredita que a posição do grupo de não aparecer na grande mídia pode ter ajudado nesse processo?
Não sei se ajudou, mas sei que isso fortaleceu o orgulho e a nossa opinião, o orgulho que eu falo não de com o outro, mas o orgulho de andar de cabeça erguida e não ter se vendido, se entregado pra fama, não que os que vão à TV se vendam, cada um sabe o que quer pra si né meu, …ele pode quebrar a cara mas ele sabe o que ta fazendo, já pensou nóis no Gugu??? Agente quase foi nessa de televisão, mas aí enxergamos que não era nossa cara. Chegamos a ir no Programa Livre uma época no SBT, com o Raio X do Brasil,foi estranho não nascemos pra tv, e a gente ia no Jô Soares, mas no meio do caminho, eu num lembro o que aconteceu, a gente chegou atrasado e não deu certo. Agente pensou: “ainda bem”. Não vamos vir nunca mais.” Aí de lá pra cá nunca mais…Faustão já quis e outros também. Eu acho que tem que ter haver com nóis e na atualidade são poucos,muito poucos. Ensaio, na Cultura e o YO MTV RAP são exceções…Desses programas que tão aí acho que o que agente devia ir é o do Netinho eu respeito o que ele faz, gosto de rádio e comunitária, ou que tenha programa de rap, ta ligado, sem oportunismo ou modismo, tem que ser envolvido.

O que você tem a dizer sobre a pirataria? Você já chegou a ver o dvd do Racionais que está na praça aí?
Pirataria é errado, né tio. O certo é certo e errado é errado, pirataria é errado. Porque eu deixo de ganhar o meu dinheiro com os cd’s que tão vendendo, e quem ganha mais com isso são os caras que fabricam o cd pirata, que fabrica a pirataria. É uma coisa ilegal, porque você não paga imposto, então você ta roubando. É uma coisa que favorece a minoria e arrasta a maioria, porque quem vende é a periferia, o cara que precisa sobreviver, né, e o cara que fabrica é o cara que não ta nem aí pra ninguém além do dinheiro. Ta entre a cruz e a espada né. Porque a gente têm a nossa ideologia também, a gente fala dos pobres, mas quem vende é os caras que a gente fala nas letras, é pra quem a gente faz as músicas. E quem fabrica é que leva a maior parcela e quem sai prejudicado é quem faz a música. Eu acho que deveria ter uma forma melhor de se ganhar dinheiro né, mas num tem…é uma coisa meio sem controle, mas que é errado é errado.Mesmo o nosso público sendo entre 15 e 25 anos,que ganha salário mínimo,que ajuda em casa,e que não sobra dinheiro pra comprar o original,mas acho que a camisa do time que eu amo com certeza vou querer ter a original,nem que pra isso tenha que juntar de um em um real……….
O dvd é outra fita errada. Porque a gente permite que os caras filmem o show, a gente vai de boa fé e os caras vão de má fé, ta ligado. Os caras gravam o show, fazem o dvd e comercializam a fita ou melhor o dvd.. Eles chegam pra nós com uma idéia, que vão filmar só pra eles, que é arquivo da entidade, arquivo da equipe e tal, sempre a mesma conversa,mentira,quando a gente vai embora da cidade, os caras pegam, prensam o cd, vira dvd e sai vendendo no Brasil,os outros ganham mais dinheiro do que nóis que somos o grupo. E sem contar que saiu antes do nosso original que estamos fazendo,trabalhoso,chato de fazer,agente fica até tarde todo santo dia no estúdio,pra amanhã os malandrão piratear, não prejudica só nóis ,prejudica o Rap.
Só que a gente ta fazendo um dvd que não é só com show, são várias fitas, e de qualidade, ta ligado. A gente vai colocar aí logo mais pra ser vendido, até o final do ano acho que sai. A gente sabe também que vai ser pirateado, mas a gente precisa fazer um nosso, entendeu, Um dvd nosso com a nossa idéia, com a nossa mão, nossa visão…Esse dvd num é só show, é quase que um documentário, por isso que ta demorando, uma pena que vai ser pirateado, mas é muito bom o dvd.

Tem alguma participação especial no dvd do Racionais?
Não tio, é esperar para ver, não dá pra falar de detalhes porque muita coisa ta acontecendo, tem fita pessoal, show, making off, história, extra…ixi, é uma par de coisa, o Racionais é xarope, tem uma pá de coisa envolvida. Dá pra adiantar que é duplo.De novo.

E quando será lançado o próximo cd do Racionais?
Só ano que vem…a gente ta começando a pensar em uma coisa nova aí, precisa ter inspiração e vontade de fazer né, a gente ta com vontade mas ainda não é a hora, ta ligado, deixar sair primeiro o dvd pra depois passar para outro trabalho, não dá pra fazer um monte de coisa ao mesmo tempo né.

O Portal Rap Nacional fez uma enquete sobre quem deveria entrevistar, você acompanhou?
Eu vi, acessei, tava uma briga boa, ainda bem né?? Quem ganha com isso é o rap , o Dexter é parceiro, se tivesse sido ele, que tem que ser também, tava firmeza, é a mesma firma, mesma sintonia, é nosso irmão.

Teve até uma campanha de um pessoal no Orkut, por email, dizendo: “Votem no Edi Rock!”
Tem loco pra tudo né, inclusive isso, mas agradeço……………..Meu carinho especial pra esses.

Você já entrou no Orkut?
Não, entrei nada, e nem vou entrar, hein meu, muita zé povinhagem, eu não gosto, um fala mau do outro, um cuida da vida do outro, expõe a vida do outro e a própria vida, sabe…Muita zé povinhagem, muita fofoca…Tem o seu lado bom, tem pessoas que estão com a intenção boa de trocar uma idéia sadia, mas a maioria é maldade, frustração e solidão, e tem vários maldosos.

E até mesmo pessoas que não são do movimento que vem de fora pra cutucar né?
É, falar mau e criticar, acho que tem que falar coisas boas pra somar e não pra dividir né, tem que ser uma idéia pra somar…é lógico que tem as divergências de idéias, mas a finalidade tem que ser sempre para evoluir mentalmente né, a informação certa tem que circular, não informação errada,ou boba,igual tipo xingar,mandar chupar isso aquilo,mandar tomar e outras coisas…Ridículo…Sem assunto nenhum…Devia ter um controle pra quem falasse merda perdesse o direito de acessar, sei lá….
Eu vejo tudo, to antenado, todo dia eu acesso os bagulhos, todo dia acesso a Internet, é tipo jornal, ta ligado…Informação, vejo várias fitas, vejo rap, vejo filme, eu vejo cultura, educação, história, faço trabalho escolar…Eu tenho duas filhas, e uso a Internet pra fazer trabalho escolar. História, ciências, vixi uma par de fita,…e muita coisa a gente acaba reaprendendo mano é louco,esse é o papel da internet, “informar”.

O que você tem a dizer sobre o Portal Rap Nacional, o que você acha da conduta e qual a importância do Portal?
Eu acho a conduta certa…É informativa, tem um lado político-social também né??, E o lado musical que não pode deixar se perder, que é a linha de frente, é um site bom meu, eu já não viajo muito porque às vezes eu acho meio complicado em mexer em algumas coisas sabe, você tem que entrar num barato, é meio que um labirinto né, a Internet, você tem que ter disposição e tempo, e tempo não tenho muito, mas eu acho um passatempo que toda a pessoa devia praticar, porque é a informação, e a informação ta lá pra ser vista né, a informação ta lá para você usufruir dela. E é uma informação boa, uma informação verdadeira…Agenda de shows, fotos de shows, entrevistas,da hora…Parabéns…..Vocês são democráticos. ..Mostra tudo e todos do hip-hop…É isso aí.

Edi Rock o que um grupo de rap ou um cara que canta rap solo precisa para produzir com você?
Falar a verdade, hoje em dia os caras mente demais…….. Matam, roubam, atiram, explodem agência bancária, tudo pelo sucesso…..E o sucesso não tá no crime ou nos tiros e sim na sinceridade das palavras e as pessoas vêem quem falam a verdade ou não.

O rap hoje tem vários segmentos dentro do próprio estilo…Tem o rap gospel, rap underground, rap gangster…Como você vê essa divisão?
É a divisão explicita né…E eu vejo os caras divididos, mas não sei se é errado, porque nesta divisão tem a união também, porque o cara cria tipo uma tribo e cada tribo tem a sua união, ta ligado, e dentro dessa tribo tem a sua desunião também, é natural é do ser humano, mas o que importa é que estão se criando várias tribos e ao mesmo tempo a maioria tem a finalidade de cantar e passar a mensagem. E acho que a verdade sempre prevalece e tem que prevalecer, um bom som e uma boa mensagem, a boa intenção dentro dessas divisões, porque em todo segmento tem divisão e na música não seria diferente. Certo não é né, o certo seria todo mundo ser unido, cantar nos mesmos lugares, freqüentar os mesmos lugares, mas cada um pensa de uma forma, tem um gosto diferente e é natural que cada um procure ou busque o seu lugar. Tem cara que viaja no Brown cantando, tem cara que viaja em ver eu cantando, tem cara que gosta do Blue cantando, tem cara que vai ao show só pra ver o Kljay fazer as performances do show, ta ligado, e fica do lado dele olhando…é assim, não são divisões também? Mas com a mesma finalidade de ver o Racionais e é por causa do Racionais que ele está ali, ta ligado, e o Racionais ta ali por causa do rap. Eu penso no geral, no rap, não só no rap, mas no hip hop também, grafiteiro, dançarino, todo mundo faz parte, só que caminhos paralelos.. Tem os caras que estão na radio, todo mundo ta envolvido, vocês do site, tudo é o rap e um não vive sem o outro, ou melhor um vive por causa do outro.

Você tem alguma religião?
Eu sigo a doutrina Kardecista, assim, eu admiro, não sigo na linha porque eu tenho meus defeitos e a doutrina prega a evolução mental e espiritual, e eu to tentando evoluir, é uma filosofia que admiro. Porque fala do bem, do espírito das pessoas, de saber perdoar, de agradecer até pela água que bebemos, de defeitos como orgulho, vaidade, essas coisas que você deve eliminar, por que faz mal a nós mesmos, tá ligado?? Não prega o materialismo entendeu, prega a caridade, é você ser bom com seu semelhante, praticar o bem. Eu acredito que Deus é isso, é você praticar o bem sem olhar a quem, e eu admiro sem tirar as outras, mas é uma religião que eu me identifiquei. Eu vou, ouço a palavra, me sinto bem, e pra mim ta bom, é louco.. e a historia dessa religião também é louca.Eu já fui em igreja de crente, já fui católico, pra mim o que interessa é a sintonia com Deus e já era, se você é bom você é bom mesmo, se você é ruim não adianta falar de Deus, o que interessa é a sintonia com Deus e já era, você pode ser um pastor e ser um pilantra nervoso. Então acho que a sintonia, a verdade, está em Deus, e Deus é um só, independente dos caminhos que a gente vai pegar pra chegar até ele.

O que você acha da revista Rap Brasil (que ele estava vendo no momento)?
A revista também é muito boa, ela informa, vai nos lugares onde estão os grupos, isso que eu acho muito loco, tem grupo aí do Brasil inteiro. Tem pessoas que são de lá, que compram a revista só pra ver as noticias aqui de São Paulo, todo mundo quer saber de São Paulo, mas a revista expõe também outras partes do país, e isso aí que é loco, mostra o rap como está em Porto Alegre, em São Luís do Maranhão, no Ceará, em Brasília, no Rio…Essa visão da revista que é loca, é a união também né, é uma forma de unir, um se informar como está o outro, ver como estão as fitas, de repente ter que fechar contato com alguém do Ceará,roupas,tênis,idéias,grafite,dança,campeonatos,faz parte da estrutura do movimento sem a revista não seria a mesma coisa.

Qual estado que você destaca que é mais forte no rap depois de São Paulo?
Porto Alegre. Depois acho que Brasília, também é muito forte, Ceará , o Zezé representa a rima de cima lá,Maranhão,tem uma quebrada que eu fui, em Belém do Pará…Esses lugares ai são forte meu, e não é gigante igual São Paulo, eles tem uma estrutura mínima, ta ligado, os caras tem casa de hip hop, mpc 2000 e o caramba tiu, eles conquistaram alguma coisa. Mas Porto Alegre tá mais estruturado que todos, eles conseguem mobilizar o Brasil inteiro todo ano por causa do fórum do hip-hop,é mais forte que o Rio com o Hutus….

Tem outro veiculo de comunicação que destaca mais este lado do Nordeste. Que é o Jornal Estação Hip Hop. O que você acha do jornal estação Hip Hop?
Eu já li bastante, hoje eu leio pouco, tenho pouco contato com o Adunias, mas eu acho a iniciativa dele vitoriosa, boa de ser seguida. O bicho fez um barato com recursos mínimos, e ai a informação vai pro Brasil, eu acho loco. Vi matérias loucas lá, e fala do país inteiro também, é um jornal né, e é difícil pra ele manter o bagulho. É tudo difícil né, o Portal de vocês mesmo deve ser difícil, depende né, e quando você depende você precisa de ajuda, é embassado. O Estação Hip Hop é bem feito, é igual a Rap Brasil, só que em jornal. Se tivesse mais recursos talvez teria mais páginas e tal, mas não tem né, é o que o rap é,independente e briguento,não desiste ….

Falta apoio também né, porque existe veículo de todos segmentos, e o pessoal chega apoiando, mas no rap, no hip hop, o pessoal já não apóia tanto. Então se o barato não for feito por amor, com o coração, o barato não vai, não vira.
É, tinha que ter recurso né, mas enquanto não tem agente vai correndo pelos cantos, vai tocando o barco né, só não pode parar…

Você teve alguma participação no lançamento do Sabotage?
O disco dele saiu pela Cosa Nostra e teve um aval meu também, diretamente a gente ta apoiando né, o cd saiu pela gravadora. O Cascão ta com a idéia de fazer uma coletânea e ser revertido para os filhos dele, eu falei que to junto, eu vou estar também envolvido nessa fita. Mó falta faz o negrão……

Edi Rock deixe suas Considerações finais!!
Paz,Amor, Consciência e satisfação em viver,olhe pro lado antes de reclamar da vida,sempre tem alguém em condições piores que a nossa,dificuldades todos temos,faz parte da nossa passagem e evolução como pessoa e espírito………Edi Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário