quinta-feira, 9 de junho de 2011

Entrevista com Guind'Art 121


Um dos grupos de maior expressão no cenário hip hop de Brasília – DF inicia seu projeto em 1994. O grupo GUIND’ART 121 sugere para que as pessoas escolham seus próprios caminhos entre o mal e o bem mostrando através das letras os dois lados da sociedade como um todo.
A ideologia do grupo é mostrar para a sociedade que nas favelas, nos morros e nas periferias também existem pessoas honestas que só querem manter a sua dignidade, respeito, saúde e estudo para sobreviverem em melhores condições, do contrário têm que lutar pelas suas necessidades das mais variadas formas. A origem do grupo veio de dançarinos de rua que se conheceram pelos salões de Brasília e Goiânia.
O primeiro CD do grupo, lançado em 1996 com o título de ” Ser Ou Não Ser Gangster “, ganhou grande repercussão graças às faixas “Emanuel” (baseada em uma história verídica de um grande atleta que se deixou cair nas drogas e acabou morrendo) e ” Fissurados ” (relato da vida de um drogado que acabou pegando Aids, e ainda queria ser forte para encarar a morte). O álbum teve uma vendagem de 10.000 cópias em um ano – segundo comentários, vendeu mais de 100.000 mil cópias piratas produzidas no Paraguai.
Com este CD o grupo ficou conhecido por todos do movimento Hip-Hop, recebendo o título de ” Revelação de 1997 ” em Brasília. Em São Paulo o grupo foi escolhido pela rádio 105 FM para participar de uma coletânea reunindo os melhores grupos de Rap do Brasil – Racionais MC’s, Thaíde e DJ Hum, Sistema Negro, Gog, entre outros. No final de 98 o grupo lança o seu segundo álbum – “Livre Arbítrio” – que já saiu com 4.000 cópias vendidas e em poucos meses alcançou só no centro oeste a vendagem de 15.000 CDs. A música “Deus É Nosso Pai”, a mais executada em todas as rádios de Brasília, Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte, gerou a gravação do primeiro clipe do grupo. Em 2000, contando também com uma ótima estrutura em equipamento de som e luz e realizando vários shows por todo o Brasil, os componentes do G1 lançam mais um excelente trabalho, o álbum “Século XXI” que mostra que é um grupo mais fortalecido e amadurecido colocando o GUIND’ART 121 definitivamente no cenário Hip-Hop nacional.
E agora em 2004, com o novo albúm “A FORÇA ESTÁ DE VOLTA”, que contém 15 faixas, sendo 2 interativas, uma com cenas do filme em que o grupo participou e um video clipe. As festas de lançamento desse CD já está programada e com data marcada. Em breve você poderá conferir a cobertura aqui no site, confira a entrevista:
Rap Nacional: Como surgiu o grupo e o nome “Guind’art 121″?
Guin’Art 121:
 o grupo surgiu em 1996 com os integrantes daher vocal, marquinhos vocal, Emanuel vocal, dj thaide, o nome do grupo surgiu por acaso no plano piloto daher viu um guindaste e achou esse nome diferente um nome forte daí o marquinhos deu a idéia de colocar 121 assim se formou o grupo
GUIND `ART. 121. o significado do nome do grupo quem deu foi o tio do daher que era dançarino de soul. “força assassina”
Rap Nacional: Faça um resumo sobre a trajetória do grupo:
Guin’Art 121:
 o grupo foi lançado em 1996, já fez shows em mais de 8 estados brasileiros, mais de 200 shows na sua historia, já participou em eventos com 90% dos maiores nomes do rap nacional fez participação no filme RUA 6 SEM NUMERO Com Os Artistas (PAULO GRACINDO JR, MARO RICCA) QUE PODE SER CONFERIDO NO 4o CD A FORÇA ESTÁ DE VOLTA) sendo que pela 1o vez na historia do Rap nacional foi lançado um cd com 02 faixas interativas digo “A FORÇA ESTA DE VOLTA “ O 1O CD SER OU NÃO SER GANGSTER vendeu 10 mil discos tanto que o mesmo está em falta, o 2o CD LIVRE ARBÍTRIO vendeu 15mil discos que também está em falta esse disco teve uma aceitação enorme do publico em Brasília que até em rádios legalizadas que nunca tocaram rap nacional começaram a tocar a musica DEUS E NOSSO PAI, o 3o CD SECULO XXI vendeu 5 mil copias. O grupo tem participações em mais de 10 cd`s, e mais de 400 cd`s exportados para o Japão e no momento o cd A FORÇA ESTA DE VOLTA é o disco de rap nacional mais vendido do DF que refere ao 4o cd do grupo que foi lançado dia 19/12/2003 e já foi vendido mais de 2.500 cd`s ate data de hoje,no mês de março estará lançando o novo clipe da musica RESPEITA MALANDRO, que é o segundo clipe do grupo sendo o 1o DEUS É NOSSO PAI que pode ser conferido também em uma das faixas interativas do cd GUIND`ART 121 “A FORÇA ESTÁ DE VOLTA”. Também participamos do prêmio Hutus como convidado especial para fazermos uma apresentação de 40 min, o que deu para o grupo mostrar bem o seu trabalho e pelo o que foi comentado não deixamos a desejar, pois demos entrevista na MTV que foi reprisado varias vezes… daí surgiu o convite para lançarmos o clipe em março na MTV.
Rap Nacional: A musica “Emanuel” saiu em uma das primeiras edições do CD Espaço Rap da 105 FM de São Paulo,como aconteceu este lance?
Guin’Art 121::
 essa musica foi muito tocada na radio digo, 105 fm por esse motivo a direção da radio pediu para que cedese-mos a musica Emanuel, devido interesse do grupo colocamos também a musica frissurados.
Rap Nacional: Comente um pouco sobre o CD “Século XXI”,produções,participações,etc?
Guin’Art 121::
 O cd SECULO XXI foi produzido pelo DJ Raffa e pelo guind `art 121 tendo as participações dos grupos: TROPA DE ELITE (ex guind`art 121) CODIGO PENAL( que mora na mesma área do guind `art 121), e CONEXÃO FATAL (que é um grupo da Ceilândia que ainda não tem cd gravado) . o cd SECULO XXI serviu de experiência, deu inspiração para lançarmos o cd “A FORÇA ESTÁ DE VOLTA”.
Rap Nacional: Voces ja estao preparando alguma festa de lançamento ou video clipe desse novo trabalho?
Guin’Art 121:
 O lançamento do CD já foi feito em uberlândia MG no dia 13/01/2004 e na Ceilândia dia 13/02/2004 e a nossa agenda já está cheia até junho de 2004. o novo clipe já foi feito em novembro 2003. e como já dissemos será lançado em março 2004 na MTV .
Rap Nacional: O Hip hop esta super aquecido em todos os estados..grupos novos, festas,etc.. O que vocês estão achando disto?
Guin’Art 121:
 A moda do hip-hop no Brasil e bom para o rap nacional porque quem não gostava de rap passa a gostar. A maioria do rap gringo que toca no Brasil é gangsta rap e isso contribui para os grupos que canta o gangsta a respeito dos grupos novos não sei responder se isso é bom ou ruim porque quando surge novos grupos eles começam a achar que não devem mais comprar cds de grupos profissionais e isso contribui para o enfraquecimento da cultura. E sobre o hip-hop é bom porque “os comedias”começam a ganhar dinheiro nos bailes e largam o verdadeiro rap “de mão” (rap não dá dinheiro ainda no Brasil)
Rap Nacional: Qual o cenario atual do hip Hop em Brasília? A parada por aí tá forte, tá unida? Tem bons grupos passando a idéia certa?
Guin’Art 121
: Em Brasília temos mais de 70 rádios comunitárias e uma oficial que toca 80% de rap nacional na nossa visão o rap de Brasília atualmente ta em 1o lugar no Brasil estivemos em são Paulo por mais de um mês e ouvi muito pouco rap nacional. Como grupo novo temos como referencia tribo da periferia, que foi revelação em Brasília em 2003. a união ela é meia que fictícia, existe mais não podemos falar que o rap é unido se não estaremos sendo demagogos mais existe aqueles que tem o mesmo ideal que o nosso. (POIS ISSO AQUI É UMA GUERRA).
Rap Nacional: O que vocês tem pra fala sobre o rap gangsta?
Guin’Art 121:
 O GANGSTA RAP é um estilo que predomina lá fora e é claro é o que vai predominar no Brasil não precisamos ciatr nome mais já sabemos que os grupos que ficaram ai no cenario forte todos são ou cantam o gangsta rap.
Como não cantar a violência se o que vivemos no país por parte da policia, do governo, é violência apologia não realidade!!! Muitas pessoas confundem gangster com gangsta a diferença é muito grande.
Rap Nacional: Quais são as influencias músicais do Guind Art 121?
Guin’Art 121:
 Nos inspiramos no Ice Cube e Dr Dree.
Bate Bola
Uma Música – Dear mama – 2 pac
Um Rapper: Talles (código penal )
Um grupo : tribo da periferia
Um DJ Nacional ou Gringo – DJ ? o nosso DJ PAULINHO ( guind`art 121) campeão do campeonato de dj`s de 2002 do DF
Um momento – Hutus 2003
Presente – S ó está quem é.
Passado – A base para o futuro
Futuro – só vão ficar os loucos
Atitude – não esperar ficar rico com rap
Liberdade – de expressão
Amor – pelo que faz
Internet – ta longe da periferia
Salve – Para todos que respeita o rap nacional, que não critiquem faça.
Espaço aberto para o grupo falar o que quiser e passar contato para shows:
Guin’Art 121: Tem uns grupos ai que se acham os melhores esses tem mais é que tocar rock mesmo já foi tarde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário